data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Fabiano Marques (Especial/Diário)
A revitalização do Parque Itaimbé iniciou na semana passada. Até a última quinta-feira, trabalhadores retiravam as pedras antigas da calçada no trecho que é alvo da obra, entre a Rua Silva Jardim e o Centro de Atividades Múltiplas Garibaldi Poggeti (Bombril). Na sexta, com a chuva, os serviços foram interrompidos.
Os funcionários da empresa K. A. J. Materiais de Construção Ltda., de Taquara, que venceu a licitação devem retornar ao parque na próxima semana se as condições do tempo permitirem. A parte das calçadas que foi removida deve, então, ser concretada.
A chuva desta sexta, que causou estragos por Santa Maria, evidenciou os problemas de escoamento os quais a revitalização promete solucionar. Perto de um bueiro, havia água acumulada até metade da via.
O PROJETO
Além das calçadas e melhora na drenagem pluvial, a obra prevê pavimentação, construção de rampas de acessibilidade, canteiros e intervenção na iluminação pública. O início da obra atrasou porque a Associação de Moradores do Parque Itaimbé (AMAP) solicitou uma reunião com a prefeitura sobre o projeto. Eles são contrários a construção de uma pista para esportes sobre rodas (skate, patins e bicicross, por exemplo). Em nota, a prefeitura disse que não há previsão para mudança no projeto e que não é possível executá-lo apenas em parte.